Acompanhe-nos: Feed Follow Like Adicione

Ads 468x60px

28 abril, 2012

EUA: A imperfeita utopia

Old American Flag!
Primeira vez que você vê a bandeira americana suja né?


Pois então meus amigos, já faz duas semanas que voltei da "America" e desde lá queria fazer esse post, mas estava com preguiça. Estados Unidos da América, para os brasileiros o paraíso, filmes, praias, grandes monumentos, museus e principalmente compras. Raramente você ouve algum brasileiro reclamando de algo dessa potência mundial. Porém não é bem assim...


O que difere os EUA que os brasileiros veem do que ele realmente é, se deve ao fato de que 99% dos brasileiros vão para lá fazer (compras) turismo, e não acabam vivenciando o dia a dia do pais. O que você pensaria de um lugar onde tudo é barato e tudo funciona "perfeitamente"? As partes turísticas das cidades são extremamente limpas, conservadas e etc... E é essa a visão que os EUA passa para o mundo, e assim atrai cada vez mais turistas.

Porém existe um lado sombrio por trás disso. Como vivi lá durante 4 meses aprendi e vivenciei um pouco do lado ruim do "American way of life".

Todo mundo sabe que por lé eles levam a segurança a sério, em alguns pontos pode até parecer que não, como por exemplo entrar em bancos sem passar por seguranças e detectores de metais, ou em supermercados onde você pode realizar o pagamento sem um atendente e com facilidade para surrupiar uma cerveja a mais ou algo do tipo, não eu não fiz isso. Porém o que todos americanos me falaram, e que eu pude perceber com o passar do tempo, é que em qualquer lugar que você vá tem uma câmera te observando, você é vigiado em todos lugares públicos em que vai. Outro porém da segurança é em aeroportos, a fiscalização é simplesmente incrível e minuciosa, tirar sapato, casaco, cinto, carteira, cueca, passar por raio-x, scaner corporal e se não se derem por satisfeitos ainda te apalparão todinho. Porém creio que isso seja um bom preço a se pagar pela segurança, se ela sempre funcionasse. Ouvi casos em que a polícia demorou horas para chegar ao local de um furto ou acidente, porém quando a coisa "fica preta" a ação é imediata e eficaz, um dia presencie uma cena de filme, incluindo... ops, fica pra outro post.

Financeiramente o país não está bem como estava anos atrás, após a crise, muitos americanos estão endividados, e o pior o numero de mendigos não é tão menor que grandes cidades brasileiras, em Los Angeles, Washington, New York, você verá quase o mesmo número de moradores de rua quanto em cidades como Rio de Janeiro, Porto Alegre, Coritiba. Porém creio que a maioria tem um mínimo apoio do governo, mas aquele mito de que mendigo nos EUA ganha mais que um salário mínimo no Brasil não é verdade.

E assim como no Brasil existe pessoas tentando se dar bem, prejudicando outras pessoas, a empresa que "administrava" meu aluguel me roubou U$300,00 e isso acontece com certa frequência por lá, não é uma coisa rara, o nosso "jeitinho brasileiro" não é mais exclusividade da nossa terra tupiniquim, mas está espalhado pelo mundo, incluindo os EUA.

Uma outra coisa me deixou pasmo é o sistema de saúde pública, que não existe. Se você acha o SUS ruim, por ter que esperar porém não pagar absolutamente nada, imagine ter que desembolsar mais de U$2.000 por algumas horinhas no hospital e um exame para descobrir que você está com dor de barriga, e aquela preocupação não era absolutamente nada. Na real, os serviços em geral são caros, desde mecânicos a professores, de pedreiros a médicos.

E como em todos os países a população nunca esta satisfeita com o governo, seja pelo fato de não investir em educação, seja pelo fato de investir muito em guerra ou não prestar atenção aos pedidos do povo.

Os EUA não estão tão afrente do Brasil assim como se imagina, e lá não é o melhor lugar do mundo não, tem seus problemas também assim como por aqui. E para encerrar nada como um bom feijão com arroz em nossa terra natal.
 
Blog Widget by LinkWithin